Os principais elementos de um sistema de rega por aspersão são os seguintes:
· Estação de bombagem;
· Condutas;
· Dispositivos de rega.
Estação de bombagem:
A estação de bombagem é constituída por uma bomba que pode ser um motor térmico ou
eléctrico (grupo moto-bomba) e seu dispositivo de accionamento ou a tomada de força do tractor, e alimenta o sistema de irrigação com água sob pressão; a fonte de água é geralmente um curso de água ou uma toalha subterrânea.
Condutas:
As condutas que são de metal ou plástico, permitem transportar a água até aos dispositivos de rega, encontram-se geralmente à superfície sendo utilizadas na rega por aspersão.
Dispositivos de rega:
Os dispositivos de rega propriamente ditos são geralmente aspersores ou canhões de rega, cujas características principais são as seguintes:
Ø Aspersores:
Os aspersores são dispositivos rotativos formados por um tubo simples ou
duplo, com um ou mais orifícios calibrados, cujo movimento rotativo é assegurado por um braço que se desloca devido à pressão da água; o jacto de água tem um movimento rotativo que é conferido ao aspersor através do braço voltando depois à posição inicial pela acção de uma mola.
Estes dispositivos podem ser utilizados directamente, a pressões de 1.5 a 4 bars, ou
constituírem um dos elementos de um equipamento de rega de grande capacidade; o seu alcance não excede normalmente os 25 m.
Ø Canhões de rega:
A designação de canhão atribui-se a uma lança de grande dimensão que roda lentamente em torno de um eixo vertical e que pode distribuir até cerca de 130 m3/h de água, a uma pressão de 3-6 bars e a uma distância de ±