Páginas


domingo, 29 de maio de 2011

Bebendo água da humidade do ar

Cientistas do Instituto Fraunhofer de Biotecnologia e Engenharia interfacial IGB em colaboração com a empresa Logos Innovationen, encontraram uma forma de converter a humidade do ar, de forma autónoma e descentralizada, em água potável.


"O processo que temos desenvolvido baseia-se exclusivamente em fontes de energia renováveis, tais como colectores solares térmicos e células fotovoltaicas, o que torna este método completamente independente de energia. Por conseguinte, irá funcionar em regiões onde não há infra-estruturas eléctricas ", diz Siegfried Egner, chefe de departamento no IGB.
 
O princípio do processo é o seguinte: uma solução salina desce por uma torre e absorve água do ar. Esta é então sugada para um tanque a alguns metros acima do chão em que prevalece vácuo. A energia produzida a partir de colectores solares aquece a água salgada que é diluída com a água absorvida. Devido ao vácuo, o ponto de ebulição do líquido é menor do que seria sob pressão atmosférica normal.


A água evaporada, não salina, é condensada e corre por um tubo de forma controlada. A gravidade desta coluna de água produz continuamente vácuo e, portanto, é desnecessária uma bomba de vácuo. A solução salina reconcentrada desce pela torre novamente para absorver humidade do ar.


"O conceito é adequado para diversos tamanhos de instalação. Unidades singulares e aparelhos para fornecimento de água a hotéis são possíveis", diz Egner.. Foram construídos protótipos para ambos os componentes de sistema –
absorção de humidade do ar e evaporação em vácuo – e os cientistas já testaram a acção recíproca em laboratório. 


Este processo está a ser experimentado em desertos - locais onde não existem lagos, rios e águas subterrâneas. Contudo, consideráveis quantidades de água estão armazenadas no ar.
No deserto Negev, em Israel, por exemplo, a média anual da humidade do ar é de 64 por cento - em cada metro cúbico de ar existem 11,5 mililitros de água.


sábado, 28 de maio de 2011

Imitar a natureza para obter água

Árvores e plantas normalmente obtêm água da névoa, nuvens de gotículas de água que se formam no ar próximo à superfície da Terra. Quando a névoa atinge uma folha, as gotículas condensam-se e rolam pela folha na forma de água. Com o tempo, o solo abaixo da árvore ou planta absorve toda a água de que precisa.
As árvores não são as únicas a usar a névoa dessa forma. O besouro da Namíbia Onymacris unguicularis, também conhecido como "capta-névoa", também captura névoa para obter água. O insecto, habitante do deserto, sobe até o topo de uma duna de areia, vira o corpo para o vento e abaixa a cabeça. As costas do besouro têm uma textura de protuberâncias e sulcos, que juntam as minúsculas gotículas de névoa para formar gotas maiores. As gotículas acumulam-se e então descem pelas costas do besouro em direcção à boca. Quando está com sede, o besouro simplesmente inclina a cabeça para baixo para beber a água que armazenou nas costas.
Inspirados pelas actividades de colecta de névoa do besouro, cientistas criaram "captadores de névoa". Trata-se de telas de malha estendidas entre dois mastros. As redes verticais são construídas em áreas altas, como colinas ou montanhas. As telas captam a névoa da mesma forma que as árvores e os besouros de que falamos. À medida que a névoa desce, minúsculas gotículas de água aglutinam-se na malha da rede. Com o tempo, um grande número de gotas de água acumula-se, formando gotas maiores de água que descem pela rede. Essa água escoa por calhas presas à parte inferior da rede. A água é então canalizada em reservatórios para a comunidade. A captura de névoa tem-se mostrado particularmente útil em comunidades desérticas da América do Sul.

terça-feira, 24 de maio de 2011

RM: distribuição de água na subsuperfície e propriedades

Ressonância magnética é uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro magnético. Usa as transições entre níveis de energia rotacionais (spins) dos núcleos componentes das espécies (átomos ou iões) contidas na amostra. Isso dá-se necessariamente sob a influência de um campo magnético e sob a constante irradiação de ondas de rádio na faixa de frequências acima citada.


Uma das tecnologias emergentes em hidrogeofísica é a ressonância magnética (RM) utilizada diretamente para a avaliação de água subterrânea. A técnica utilizada em escala de campo permite a determinação directa do conteúdo de água e da sua distribuição na subsuperfície.

A RM está prestes a ser considerada uma técnica comprovada de exploração de água. Uma das características da RM é também permitir a determinação da condutividade hidráulica. Uma experiência pioneira combinou tecnologias nucleares de ressonância magnética em superfície e em poços foi realizada na Arábia Saudita em 2007.

Essa combinação é um dos mais promissores métodos de determinação da condutividade hidráulica para avaliação e gestão apropriada das águas subterrâneas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tipos de Barragens

Tendo em conta a sua função, servem principalmente para 3 funções: armazenamento, desvio ou detenção.

Barragens de armazenamento
São construídas para represar a água em períodos de superavit ou fornecer água em períodos de deficit. Muitas pequenas barragens represam a água, durante a primavera para ser utilizada durante verões secos. Barragens de armazenamento podem fornecer água, ou melhorar o habita dos peixes e da vida selvagem. Podem armazenar água para generar energia hidroeléctrica.
O objectivo especifico de uma barragem de armazenamento influenciam o seu desenho e o tamanho do reservatório de água.
Por exemplo, onde estão envolvidos vários efeitos energia e irrigação, a alocação de reservatório é feito geralmente para cada utilização separada. O volume de armazenamento estabelece a altura e a largura da barragem.


Barragens para provocar desvio do caudal
Elas fornecem pressão suficiente para empurrar a água para valas, canais ou outros sistemas de convergência. Barragens de dimensões reduzidas, são usadas para irrigação, e para desviar o caudal do rio para um reservatório mais distante. 

Barragens de transbordo
 Elas descarregam agua que esta acima da sua crista, e são feitas de materiais que não serão  erodidos  por estas descargas. Barragens que não feitas para serem transbordadas, são desenhadas para não serem transbordadas, e podem incluir terra e rocha nas suas estruturas. Muitas vezes os dois tipos de barragem são combinados para formar um estrutura mais composta.
Para evitar que uma barragem seja transbordada, estruturas de desaguadouro transportam o excesso de agua. Em barragens de aterro, os desaguadouro são construídos em estruturas separadas, muitas vezes túneis adjacentes à barragem. Nas barragens de concreto de gravidade, a jusante da estrutura agem como desaguadouro.

Barragens

Uma barragem é uma barreira construída ao longo de um curso de água que tem como função controlar o nível de agua. Outras tem como função desviar o curso do rio para uma rede de canos ou para um canal. Outras sobem o nível freático, tornando possível a navegação de barcos ou barcaças. Muitas barragens também utilizam a força da agua a cair para generar electricidade. Por outro lado aguentam agua própria para consumo, irrigam colheitas  e controlam o fluxo do caudal.
Barragens de grandes dimensões são mais complexas de construir e exigem grandes quantidades de mão de obra, tempo e dinheiro. Podem ser construídas usando betão, rochas, madeira ou terra. Um exemplo de uma grande barragem é a barragem do Arizona. Possui 213m de altura e é construída de betão. A carga mais importante que a barragem tem de suportar é a água atrás dela. A água empurra a barragem que cria pressão de água. A pressão da água aumenta com o aumento da profundidade da água.
A maiores profundidades, existe mais agua “empilhada” que causa o aumento da pressão no fundo, logo, à superfície e pressão é menor. As barragens são desenhadas para aguentar maior pressão no fundo do que à superfície.  Para conseguir estes resultados muitas barragens são construídas em forma de triângulo. O fundo mais profundo aguenta grandes cargas de agua abaixo da superfície, enquanto que a camada superficial não precisa de usar recursos dispendiosos.
As barragens dos castores são um exemplo de pequenas barragens. São feitas através do uso de paus e lama para reduzir o fluxo do caudal do rio. Isto também causa um piscina atrás do conjunto de paus e lamas, que resulta numa nova lagoa.

terça-feira, 17 de maio de 2011

There are a number of ways to save water, and they all start with you.1 - Há uma série de maneiras de economizar água, e todas elas começam contigo.
#22 - When washing dishes by hand, don't let the water run
while rinsing.
Ao lavar a louça à mão, não deixe a água correr. Encha uma pia com água de lavar e outra com água de enxaguar.
#33 Some refrigerators, air conditioners and ice-makers
are cooled with wasted flows of water.
- Alguns refrigeradores,condicionadores de ar e máquinas de gelo são arrefecidos com fluxos de desperdício de água. Consider upgrading
with air-cooled appliances for significant water savings.
Actualize-os com aparelhos de ar refrigerado para economias significativas de água.
#4 -Adjust sprinklers so only your lawn is watered and
not the house, sidewalk, or street.
Ajuste os aspersores para regar apenas a erva e não a casa, a calçada ou a rua.#5
5 -Run your clothes washer and dishwasher only when
they are full.
Lave roupa e louça apenas quando as suas máquinas estiverem cheias. You can save up to 1,000
gallons a month.
Poderá economizar até 1.000 litros por mês.
#
6 -Choose shrubs and groundcovers instead of turf for
hard-to-water areas such as steep slopes and isolated strips.
Escolha arbustos e coberturas vegetais (groundcovers) em vez de relva para áreas de água dura como encostas íngremes.
#7 -Install covers on pools and spas and check for leaks
around your pumps.
Instale capas em piscinas e balneários e verifique se as suas bombas gotejam água.#8
8 -Use the garbage disposal sparingly. Deite fora o lixo com moderação. Compost
vegetable food waste instead and save gallons every time.
Os composto de resíduos vegetais necessitam de menor quantidade de água que a restante alimentação.
#9
9 -Plant in the fall when conditions are cooler and
rainfall is more plentiful.
Plantas no Outono, quando as condições são mais frias e há precipitação, são mais abundantes.
10 -For cold drinks keep a pitcher of water in the
refrigerator instead of running the tap.
Para bebidas frias manter um jarro de água no frigorífico em vez de manter água da
torneira em curso. Desta forma, cada gota que cai e não é drenada.
#111 -Monitor your water bill for unusually high use.    Monitorize a sua conta de água. O seu projecto e o medidor de água são ferramentas que o podem ajudar a descobrir vazamentos.
#1212 -Water your lawn and garden in the morning or evening
when temperatures are cooler to minimize evaporation.ReRRr
 Regue a sua relva e jardim na parte da manhã ou à noite quando as temperaturas são mais frias para minimizar a evaporação.
#13 -Wash your fruits and vegetables in a pan of water
instead of running water from the tap.
Lave as frutas e vegetais numa panela de água em vez de água da torneira em curso.
14 - Espalhar uma camada de mulch orgânico (constituído por terra e estrume ou palha) ao redor de plantas retém a humidade e economiza tempo, água e dinheiro.
#115 - Use a broom instead of a hose to clean your driveway
and sidewalk and save water every t
Use uma vassoura ao invés de uma mangueira para limpar a garagem e calçadas e economize água.
#1616 -If your shower fills a one-gallon bucket in less
than 20 seconds, replace the showerhead with a water-efficient model.
Se o seu chuveiro enche um balde, um litro em menos de 20 segundos, troque o
chuveiro com um modelo eficiente de água.
#1717 -Collect the water you use for rinsing fruits and
vegetables, then reuse it to water houseplants.
Recolha a água que usa para enxaguar os frutos e produtos hortícolas, em seguida, reutilize-o para regar as suas plantas em casa.
#1818 -If water runs off your lawn easily, split your
watering time into shorter periods to allow for better absorption.
Se a água escorre da sua relva facilmente, divida o seu tempo de rega em períodos mais curtos para permitir uma melhor absorção.
#1919 -We're more likely to notice leaks indoors, but don't
forget to check outdoor faucets, sprinklers and hoses for leaks.
Estamos mais propensos a notar que uma torneira está a gotejar dentro de casa,
mas não se esqueça de verificar torneiras externas, aspersores e mangueiras que
pingam.
#2020 -If you have an automatic refilling device, check
your pool periodically for leaks.
Se tiver um dispositivo automático de reabastecimento, verifique periodicamente se a sua piscina tem falhas e pinga.
#2121 -Check the root zone of your lawn or garden for
moisture before watering using a spade or trowel.
Verifique humidade na zona da raiz da relva antes de regar usando uma pá. If it's still moist two inches under the soil surface, you still
have enough water.
Se ele ainda está húmido dois centímetros abaixo da superfície do solo, ainda tem água suficiente.
#2222 - When buying new appliances, consider those that
offer cycle and load size adjustmen
Quando comprar novos electrodomésticos tenha em consideração os que o ciclo e tamanho da carga ajustáveis. They're more water and
energy efficient.
Têm maior eficiência energética e gastam menos água.
#23 -Shorten your shower by a minute or two and you'll
save up to 150 gallons per month.
Encurte o seu duche por um ou dois minutos e economizará até 150 litros por mês.
#2424 -Upgrade older toilets with water efficient
models.Actualizee
Actualize banheiras mais antigas com os modelos eficientes de água.
25 - Ajuste o seu cortador de relva para uma definição superior. Se cortar relva um pouco
mais acima da raiz mantém melhor a humidade do soloA taller lawn shades roots and holds soil moisture better than if
it is closely clipped.
26 - Ao limpar os tanques de peixe, dar a água rica em nutrientes para as plantas.

27 - Usar pulverizadores para grandes áreas de relva ou regar à mão para evitar o desperdício.

28 - Verifique se os seus canos estão a pingar. Caso estejam, com o seu arranjo pode salvar
até 1.000 litros por mês.
29 - Quando tomar banho ajuste a temperatura à medida que a banheira enche.

30 - Calçadas e pátios proporcionam espaços que não necessitam de ser regados.

31 - Reutilize a água do seu telhado no seu jardim.

32 - Designar um copo de água potável por dia ou reutilizar uma garrafa de água. Isso irá reduzir o número de copos a lavar.

33 - Em vez de seguir uma programação de rega, verifique a humidade do solo 2-3 cm abaixo
da superfície antes de regar.
34 - Instalar um sensor de chuva no seu controlador de irrigação para que o sistema não seja executado quando está a chover.

35 - Não use água em curso para descongelar alimentos. Descongele-os no congelador por uma maior eficiência hídrica e segurança alimentar.

36 - Uso de irrigação por gotejamento para arbustos e árvores para aplicar a água directamente às raízes, onde ela é necessária.

37 - Pegue numa chave de fendas e arranje a torneira a pingar. É simples, barato e pode economizar 140 litros por semana.

38 - Reduza a quantidade de relva do seu jardim, plantando arbustos adequados para a sua
região.
39 - Quando lavar a roupa, adeqúe o nível de água ao tamanho da carga.

40 - Ensine os seus filhos a fechar bem as torneiras após cada utilização.

41 - Lembre-se de verificar o seu sistema de válvulas periodicamente se há
vazamentos e manter os chuveiros automáticos em bom estado.
42 - Use um chuveiro de água eficiente: são baratos, fáceis de instalar, e pode economizar até 750 litros por mês.

See how Waterpik® EcoFlow® can help reduce your water use.#4343 -Soak pots and pans instead of letting the water run
while you scrape them clean.
Mergulhe tachos e panelas, em vez de deixar a água correr enquanto lhes raspa a sujidade.
44 - Não regue em dias de vento pois a maioria da água vai para longe ou evapora.

45 - Regue as suas plantas abastadamente, mas com menos frequência para incentivar o crescimento de raízes profundas e tolerância à seca.

46 - Saiba onde está localizada a válvula mestre de corte da água. Assim poderá economizar água e evitar danos à sua casa.

47 - Para diminuir o desperdício de água em relvados inclinados, aplicar água por cinco
minutos e repitir duas a três vezes.
48 - Junte plantas com as mesmas necessidades hídricas para evitar que umas tenham excesso
de água e outras carência de água.Group
plants with the same watering needs together to avoid overwatering some while
underwatering others.
49 - Use uma camada de material orgânico na superfície para minimizar o crescimento de
ervas daninhas que competem pela água.
50 - Use uma quantidade mínima de fertilizante de libertação lenta ou orgânico para
promover uma paisagem saudável e tolerante à seca.
51 - Fontes em cascata perdem menos água por evaporação do que os de aspersão de água para o ar.

52 - Use uma lavagem de carro comercial que recicle a água.

53 - Evite brinquedos de água que requerem um fluxo constante de água.

54 - Feche a torneira enquanto escova os dentes e economize 25 litros por mês.

55 - Use um pluviómetro para medir a quantidade de chuva. Em seguida, reduzir a sua rega em conformidade.

56 - Encoraje o seu sistema escolar e governo local a desenvolver e promover a conservação da água entre crianças e adultos.

57 - Aprenda a desligar o seu sistema de rega automática em caso de defeito ou de
precipitação inesperada.
58 - Use um alarme para lembrá-lo quando parar de regar. Uma mangueira de descarga pode correr até 10 litros por minuto.

59 - Se a válvula da sua sanita não fechar após a lavagem, substitua-o.

60 - Certifique-se que existem aeradores de poupança de água em todas as suas torneiras.

61 - Da próxima vez que você adicionar ou substituir uma flor ou arbusto, escolher uma
planta baixa utilização de água durante todo o ano cores da paisagem e economize até 550 litros por ano.
62 - Instale um aquecedor de água instantâneo perto de sua banca da cozinha para que
não ter que deixar água a correr enquanto a aquece. This also reduces energy costs. Isso também reduz custos de energia.
63 - Use um lápis de cera para marcar o nível da água da sua piscina. Verifique a marca de 24 horas mais tarde para ver se tem um vazamento.

64 - Se a sua máquina é nova, corte na lavagem. Os modelos mais recentes limpam mais profundamente do que os mais velhos.

65 - Use uma colher ou sonda para analisar a profundidade do solo humidade do solo. Se até dois a três centímetros de profundidade o solo for seco, é hora de regar.

66 - Se instalar um relvado, seleccione uma mistura de turfa que corresponda ao seu clima e condições locais.

67 - Quando economizar água também economiza dinheiro em contas de serviços públicos.

68 - Quando as crianças se quiserem refrescar, use o borrifador numa área onde seu relvado precisa a mais.
69 - Certifique-se que as suas piscinas, fontes e lagos estão equipados com bombas de recirculação.

70 - Dê banho aos seus filhos mais novos ao mesmo tempo.

71 - Consulte o viveiro local para obter informações sobre a selecção das plantas e o posicionamento ideal para economia de água ao ar livre.

72 - Ao ar livre, use torneiras de inverno quando as temperaturas descem abaixo de zero
para evitar o vazamento ou explosão de canos.
73 - Isole os canos de água quente para uma água mais quente no imediato e poupanças energéticas.

74 - Lave o seu carro sobre o relvado e lavá-lo-à ao mesmo tempo.

75 – Ponha os seus lenços no lixo em vez de o pôr na sanita evitando descargas e conserve água.
76 - Use água da chuva das calhas e sistemas de HVAC para plantas com maiores necessidades hídricas.
77 - Apresente sugestões os seus colegas ou funcionários sobre maneiras de economizar água e dinheiro no trabalho.
 78 - Apoie projectos em que as águas residuais são recuperadas para fins industriais e de irrigação.
 79 - Use um bico de mangueira para maior pressão e evitar desperdícios e desligue a água quando lavar seu carro. Pode economizar até 100 litros de cada vez.
 80 - Partilhe dicas de conservação de água com os amigos e vizinhos.
 81 - Se a sua banheira foi instalada antes de 1992, reduza a quantidade de água utilizada para cada descarga, inserindo um dispositivo de deslocamento no tanque.
 82 - Defina sistemas de arrefecimento e amaciadores de água para um número mínimo de recargas para poupar água, produtos químicos e contas de serviço público.
 83 - Lave roupa escura em água fria - economiza água e energia mas também ajuda a manter as cores das suas roupas.
 84 - Deixe galhos mais baixos das árvores e arbustos e permitir que a serapilheira se acumule sobre o solo. Isso mantém o solo fresco e reduz a evaporação.
 85 - Avise o proprietário do imóvel ou o seu fornecedor de água sobre tubos quebrados, bocas-de-incêndio abertas e sistemas de rega com problemas.
 86 - Caso chova, o seu relvado só necessita ser regado a cada três semanas ou menos.
 87 - Prefira plantas cujo composto final permita a retenção de água rica em nutrientes e matéria orgânica pois é vantajoso para o solo.
 88 - Use aspersores de água perto do chão que libertem grandes gotas. Pequenas gotas de água e neblina frequentemente evaporam antes de atingir o chão.
 89 - Esteja atento a torneiras ou chuveiros a pingar. O arranjo de um vazamento pode economizar 300 litros por mês ou mais.
 90 - Regue apenas quando necessário. A maior parte das plantas morre de excesso de água do que pelo seu déficit.
 91 - Uma maneira de conseguir oito copos de água por dia é reutilizar a água que sobrar dos alimentos cozidos ou no vapor para fazer uma sopa nutritiva.
 92 - Ajuste o seu plano de rega a cada mês para se adequar às condições meteorológicas sazonais e às exigências da paisagem.
 93 - Desligue a água enquanto põe champô no cabelo para guardar até 150 litros por mês.
 94 - Lave os seus animais de estimação ao ar livre numa área do seu relvado que precisa de água.
 95 - Quando for comprar uma máquina de lavar roupa nova, compare a economia de recursos entre os modelos. Alguns destes podem economizar até 20 litros por carga, e também energia.
 96 - Aplicar a água de acordo com a taxa de absorção do solo.
 97 - Arejar o seu relvado pelo menos uma vez por ano para que a água possa atingir as raízes em vez de aflorar à superfície.
 98 - Ao lavar a loiça à mão, encha a banca ou um recipiente grande e lave os pratos depois de todos terem sido ensaboados.
 99 - Recolha a água num recipiente para medir o débito por aspersão. Um centímetro cúbico de água num metro quadrado de relva é igual a dois terços de um litro de água.
 100 - Desligue a água enquanto se bareia e economize até 300 litros por mês.
 101 - Quando dá ao seu animal de estimação água fresca, não deite fora a água anterior. Use-a para molhar árvores ou arbustos.
 102 - Se acidentalmente deixar cair cubos de gelo ao encher o copo, não os coloque na pia. Pode deixá-los numa planta da casa.
 103 - Para economizar água e tempo, lavar o rosto ou escovar os dentes ao mesmo tempo que toma duche.
 104 - Enquanto estiver hospedado num hotel ou mesmo em casa, considere reutilizar as suas toalhas.
 105 - Quando planear a sua piscina, considere o uso da água obtida a partir do seu meio, como por exemplo, fazendo um poço.
 106 - Para cestos, floreiras e vasos, coloque os cubos de gelo sob o musgo ou terra para dar às suas plantas água fresca e ajuda a eliminar o transbordo de água.
 107 - Ponha restos de frutas e legumes no seu pátio de compostagem para evitar o uso do
lixo.
 108 - Quando deixar gelo no seu copo num restaurante, não o ponha no lixo, despeje-o numa
planta.
 109 - Tenha os seus canos direccionados para regar as plantas e jardim em vez de ir para os esgotos.Verifique os códigos da sua cidade e, se isso não é permitido na sua área, torne-o possível.
 110 - Mantenha um balde no chuveiro para apanhar a água. Use esta água para lavar chuveiros, fazer descargas ou regar plantas.
 111 - Quando estiver a lavar as mãos, não deixe a água correr enquanto põe espuma.

domingo, 15 de maio de 2011

China derrete gelo para formar água

Enquanto muito se discute para diminuir a interferência do homem na natureza, a China parece agir no sentido contrário. Nos últimos anos, o país passou a adoptar com frequência a chuva artificial,
que por meio de métodos científicos consegue fazer chover em lugares de seca ou eliminar nuvens.
Para isso, são lançados por meio de canhões em terra ou aviões no ar cartuchos de iodeto de prata, substância capaz de acelerar a condensação das nuvens. Foi dessa forma, por exemplo, que o governo evitou que chovesse em pleno horário da festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 – fez com que chovesse antes.
No mês passado, o governo chinês anunciou uma nova iniciativa de manipulação do clima: vai derreter neve para combater a falta de água que afecta a capital do país. Segundo o jornal chinês Global Times, dois equipamentos com aquecedores recolherão neve das ruas e das margens dos rios
para transformá-la em água.
Com uma população crescente de cerca de 20 milhões de pessoas, o consumo de água na cidade foi de 3,55 bilhões de metros cúbicos em 2009, sendo que a oferta de água na região foi de apenas de 2,18 bilhões de metros cúbicos.
Na opinião de Tércio Ambrizzi, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC), a iniciativa pode acelerar o processo de degelo natural, que já vem ocorrendo cada vez mais cedo em vários lugares do mundo devido ao aquecimento global.
“Sem conhecer todos os parâmetros, é difícil dizer quais serão as consequências, mas com certeza isso pode afectar quem depende da água do degelo na época do verão”, diz Ambrizzi.
Já o pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não acredita que a nova iniciativa chinesa causará sérios danos ao meio ambiente por um simples motivo: custa caro. “É
preciso muita energia para transformar a neve em estado líquido. O método não poderá ser usado em grande escala”, diz.
Mas mesmo Nobre admite que, se feita em grandes proporções, a aceleração do degelo pode agravar a questão do aquecimento global. Isso ocorre porque a neve das montanhas é fundamental para reflectir a radiação solar. Quanto menos gelo, mais radiação é absorvida pela Terra e mais quente fica o planeta. “Mexer com o gerenciamento da radiação solar é muito perigoso”, diz.
As iniciativas da China, segundo os dois especialistas, são na verdade um exemplo claro da gravidade dos efeitos das mudanças climáticas – no caso, intensas secas e problemas de abastecimento de água. A própria adopção da chuva artificial pode ser um indicativo de uma estratégia desesperada de buscar todas as alternativas para amenizar esses efeitos.
“A chuva artificial foi desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 50, mas anos depois foi praticamente abandonada porque sua eficácia não foi comprovada cientificamente”, diz Nobre, que lembra que no Brasil vira e mexe essa tecnologia também é usada. "É preciso ter cuidado, porque há muitos charlatões nessa área."