Páginas


terça-feira, 26 de outubro de 2010

As características gerais da água

A água é uma das substâncias mais comuns e mais importantes na superfície da Terra cobrindo cerca de ¾ da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e zonas polares. Encontra-se ainda em forma de nuvens, água de chuva, rios ou gelo e foi nela que a vida evoluiu.
É uma substância líquida, incolor e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogénio e oxigénio. Os seres humanos consomem água potável, ou seja, água compatível com as características do seu corpo.


O corpo humano é constituído por 70% de água sendo que a maior parte do nosso cérebro (90%), é constituído por água. Essa quantidade é maior em pessoas magras e em jovens, verificando-se uma percentagem mais elevada nos bebés recém-nascidos. Com o passar dos anos, a proporção de água no organismo diminui.


Os principais processos bioquímicos processam-se na água. É utilizada para a digestão, absorção e transporte de nutrientes, assume o papel de solvente para resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Além disso, mantém a temperatura do corpo estável e facilita as trocas gasosas humidificando as superfícies em que estas ocorrem. Proporciona uma camada protectora para as células do corpo e é necessária na formação de todos os tecidos do corpo, sendo a base para o sangue e todas suas secreções líquidas que lubrificam os diversos órgãos e juntas.

2 comentários:

  1. Ta bom.
    Mas antes de postar um trabalho, é bom dar uma olhada né.
    Vi Vários erros de Português, Precisa melhorar. ;)

    ResponderEliminar