Páginas


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DESSALINIZAÇÃO

III - ELECTRÓLISE

A electrodiálise utiliza de membranas associadas à corrente eléctrica de modo a separar elementos específicos.

Nesta técnica são colocados verticalmente e de forma alternada no interior de uma célula eléctrica uma série de membranas permeáveis somente a pequenos catiões ou a pequenos aniões inorgânicos. Aplica-se uma corrente eléctrica directamente através da água, de modo que os catiões migram para o pólo positivo (cátodo) e os aniões para o pólo negativo (ânodo). O líquido torna-se, em zonas alternadas, mais concentradas (enriquecido) ou menos concentrado (purificado) em íons. Finalmente, a água concentrada em iões pode ser descartada e a água purificada pode ser liberada para o meio ambiente.

Quando comparada à destilação convencional, a electrodiálise é mais abrangente, uma vez que o primeiro método tem limitação com relação a alguns compostos, por exemplo, orgânicos voláteis, cuja temperatura de ebulição é menor do que a da água.





IV - DESTILAÇÃO SOLAR

O destilador solar é um equipamento que opera com a radiação difusa (luz solar recebida indirectamente, resultante da acção da difracção nas nuvens, nevoeiro, poeiras em suspensão e outros obstáculos) em dias de nenhuma ou pouca nebulosidade de modo a ser mais rentável.
A destilação solar é uma das aplicações da energia solar indicadas para regiões onde a água potável é de difícil obtenção, onde os poços perfurados são via de regra constituídos de água salobra.
Actualmente a destilação solar por meio de sistemas de absorção desta radiação está a ser substituída por sistemas denominados de Osmose Reversa.

Sem comentários:

Enviar um comentário