Páginas


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

IV - DESSALINIZAÇÃO POR OSMOSE REVERSA



A osmose natural ocorre quando duas soluções salinas de concentrações diferentes encontram-se separadas por uma membrana semipermeável. Neste caso, a água (solvente) da solução menos concentrada, de maior potencial hídrico, tenderá a passar para o lado da solução de maior salinidade devido à pressão osmótica. Com isto, esta solução mais concentrada, ao receber mais solvente dilui-se até que as duas soluções atinjam concentrações iguais.

A osmose reversa ocorre quando aplica-se uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os iões dos sais nela dissolvidos.

Como utiliza um processo de separação por membranas, a quantidade de energia necessária para extrair os sais é muito menor, que a exigida pelo processo de destilação, por exemplo. Além disto, permite também, eliminar bactérias, vírus, fungos e outros agentes causadores de doenças, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Este processo também pode ser aplicado quando o nível de salinização dos lençóis de água é elevado. Assim sendo a água é salobra não chegando aos níveis adequados de potabilidade tendo de a dessalinizar.

Nos Estados Unidos, está a ser desenvolvida uma membrana feita com nanotubos de carbono e silício que poderá ser uma forma mais barata e eficiente de dessalinizar água do mar. Os poros da nova membrana são formados por biliões de minúsculos tubos ocos de carbono, cujas paredes têm apenas um átomo de espessura, tão finos que cada um deles permite a passagem de apenas seis moléculas de água, retendo todas as outras partículas, inclusive o sal contido na água.

Sem comentários:

Enviar um comentário