Páginas


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bioprecipitação: a influência das bactérias

As bactérias de origem atmosférica, estão amplamente distribuídas nesta e podem desempenhar grande papel no ciclo da precipitação.

Descobertas recentes podem potencialmente fornecer conhecimento que poderia ajudar a reduzir a seca.Investigações sobre a precipitação em locais tão distantes como Montana e Rússia mostram que os núcleos mais activos na formação do gelo, são na verdade de origem biológica. Os núcleos são sementes ao redor das quais o gelo é formado sendo que tanto a neve como a maioria da chuva começa com a formação de gelo nas nuvens. Poeira e fuligem (partículas sólidas provenientes de queima de materiais diversos) também actuam como núcleos de gelo. Contudo, os núcleos biológicos de gelo são diferentes dos núcleos de poeira e de fuligem, porque somente os núcleos biológicos podem causar congelamento em temperaturas mais quentes.

A precipitação biológica, ou o ciclo de "bio-precipitação", baseia-se em bactérias que formam pequenos grupos na superfície de plantas. O vento varre as bactérias para a atmosfera, e formam-se cristais de gelo ao seu redor. Água acumula-se sobre os cristais tornando-os cada vez maiores. Os cristais de gelo transformam-se em chuva e caem na terra. Quando a precipitação ocorre, então as bactérias têm a oportunidade de retornarem à terra. Se até mesmo uma única bactéria aterrar sobre a planta, ela poderá multiplicar-se e formar uma nova população, garantindo a continuidade do ciclo.

Concluindo, existe uma grande interacção entre a biosfera, atmosfera e hidrosfera que potenciam a pluviosidade e obtenção de água sob forma líquida.

Sem comentários:

Enviar um comentário