Páginas


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O fenómeno do cloud seeding

 O homem não consegue controlar a precipitação mas actualmente existe um processo que se pensa dar resultado, o nome deste processo é “cloud seeding” que consiste em “plantar” as nuvens com compostos como por exemplo: gelo, iodeto de prata, entre outros...
Cloud seedingConsiste no processo de plantar compostos nas nuvens que iram actuar tentando simular a precipitação, isto funciona através da plantação directamente na nuvem, através de foguetes lançados do solo ou bombas lançadas por aviões por cima da nuvem, como consequência disto passara a haver maior quantidade de agua a cima do nível de fusão.

A maior parte das chuvas forma-se através do crescimento de cristais de gelo, que se forma quando a agua atinge níveis inferiores a 32 ºF (Fahrenheit), o iodeto de prata é usado para ajudar as moléculas a ligarem-se e assim formar os cristais de gelo com maior facilidade...
Cloud seeding é altamente um método altamente controverso que é usado para modificar o clima local. A Russia e a China são duas grande nações que acreditam que este método  permite evitar tempestades e previne a precipitação em eventos que requerem bom tempo. Iodeto de prata, gelo seco e ainda vários sais são usadas como partículas artificiais que actuam sobre o núcleo das moléculas de agua.

Usando estas partículas nas nuvens induz a precipitação, mas todos os tipos de mudança de clima e tentativas de controlar o clima, são imprevisíveis, e podem até chegar a ser perigosas.

Métodos de cloud seeding

Static cloud seeding: processo que pretende espalhar químicos como iodeto de prata nas nuvens.O iodeto de prata forma um cristal de gelo, através da condensação da humidade das nuvens. Este processo permite uma maior condensação entre as moléculas de agua.

Dynamic cloud seeding: método que procura aumentar as corrente verticais, provocando mais chuva. Chegando a obter valores 100x mais altos em comparação com o processo de Static cloud seeding. É um processo mais complexo porque depende de uma sequência de eventos que tem de funcionar correctamente, para obter resultados.

Um resultado inesperado num dos eventos pode arruinar todo o processo, tornando esta técnica menos segura que a técnica de static cloud seeding.

Hygroscopic cloud seeding: uso de foguetes e explosivos para espalhar sal, pela parte inferior da nuvem. O sal cresce em tamanho à medida que a agua se junta com ele. O professor William R. Cotton diz que este processo é prometedor, mas necessita pesquisa mais aprofundada.

Formas de precipitação:

A precipitação é um nome que se dá ao processo  que consiste na “queda de agua” que atinge a superfície da terra,  procedente das nuvens.

Existem várias formas de precipitação:

-Chuva  - Precipitação contínua de água liquida cujas gotas têm um diâmetro  superior a 0,5 mm;

- Chuvisco - Precipitação bastante uniforme de  gotas de água muito unidas e de diâmetros inferiores a 0,5 mm;

- Neve  - Precipitação de cristais de gelo que na sua maioria são ramificados;

-  Granizo - Precipitação de grãos de gelo de diâmetro inferior a 5 mm;

-  Saraiva - Precipitação de grânulos ou fragmentos de gelo de diâmetro  superior a 5 mm;

- Aguaceiro - Precipitação descontínua cuja queda  raramente ultrapassa os 30 minutos. Pode ser constituído por chuva,  saraiva ou granizo.

Trovoada - Descargas eléctricas das nuvens  associada a fenómenos acústicos e ópticos acompanhados ou não de queda  de precipitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário