Páginas


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aquíferos

 Um aquífero é uma formação geológica subterrânea com capacidade de armazenar agua. Para ser um aquífero rentável, a agua tem de conseguir circular por entre a porosidade da rocha, de maneira a que a extracção da agua, pelo homem, não tenha impactos negativos na natureza e ao mesmo tempo precisa de ser um processo economicamente rentável...

 A fonte de recarga natural para a maioria dos aquíferos é a precipitação, onde a infiltração ocorre nas regiões denominadas de áreas de recarga. Além da precipitação superficial, outros factores são considerados, como: constituição geológica e natureza das camadas, declividades das camadas e área da secção de contribuição (extensão).

 Existem 2 tipos principais de aquíferos:

 Aquífero Cativo; É um tipo de aquífero que se encontra limitado entre duas camadas, a camada superior designada por tecto e a camada inferior designada por piso, ambas as camadas são impermeáveis. Como se encontra confinado a pressão do aquífero é elevada, chega até a ser superior à pressão atmosférica, tornando a captação da agua mais simples, através de um furo, que devido ao facto da pressão ser superior no aquífero, a agua impulsionada para a superfície, até igualar a pressão atmosférica. Este tipo de captação denomina-se captação artesiana, ou, no caso da agua atingir a superfície sob a forma de repuxo, nesse caso é denominada por captação artesiana repuxante.

 Aquífero Livre: Neste aquífero apenas a camada base é impermeável e a camada superior é permeável. A água encontra-se ao nível de pressão atmosférica. O local onde a pressão da agua iguala a pressão atmosférica, denomina-se por nível freático. Nesta situação ao fazer um furo o nível da agua não sobe e corresponde ao nível de água existente no aquífero.

Sem comentários:

Enviar um comentário