Páginas


sexta-feira, 4 de março de 2011

ETAR Norte

ETAR – Estação de tratamento de águas residuais
Caso de estudo: ETAR NORTE

Nas ETAR’s ocorrem duas linhas de acção, a linha deas água e a linha de lamas.
A linha de água processa-se em 4 etapas: Pré – Tratamento, Decantação Primária, Tratamento Biológico,
Decantação Secundária. As duas primeiras etapas constituem o Tratamento Primário e as duas últimas o Tratamento Secundário. Estes tratamentos destinam-se a tornar a água reutilizável na natureza, caso o objectivo seja tornar a água potável, é preciso submeter a água a um tratamento terciário.

O Pré – Tratamento compreende a obra de entrada que é constituída por três operações: gradagem, desarenamento e desengorduramento.
Durante a primeira operação são removidos os sólidos grosseiros de maiores dimensões, esta operação evita o desgaste dos equipamentos mecânicos. As outras operações são feitas em simultâneo, através de dois desarenadores/ desengorduradores que tem como objectivo remover areias que provocam desgaste dos equipamentos e remover as gorduras que dificultam o tratamento biológico.

Na segunda etapa, as águas residuais, já sem grande parte das areias, são submetidas a um processo físico e/ou químico de decantação das partículas sólidas em suspensão, sendo utilizados para o efeito dois decantadores. Na decantação primaria, segunda etapa, é possível retirar 40% da matéria orgânica existente na água residual.
Em seguida a água segue para reactores biológicos. Onde se dá a degradação da matéria orgânica existente na água, através da acção de bactérias aeróbicas. Este tratamento é feito em três tanques de arejamento com quatro turbinas de arejamento superficial em cada tanque. O arejamento fornece oxigénio para os microrganismos degradarem os compostos e garantir uma boa mistura das águas.

A Decantação Secundária processa-se de forma semelhante à Decantação Primária, mas utiliza três decantadores. Após a Decantação Secundária, parte da água poderia ser utilizada para rega e lavagens. Contudo, isto não acontece porque se verifica a entrada de água salina nas redes municipais, o que impede a reutilização das águas para esses fins.


A linha das Lamas
Este processo compreende 3 fases: Espessamento, Digestão e Desidratação
As lamas resultantes de ambas as decantações são misturadas e dai partem para a fase de espessamento Nesta fase são utilizados dois espessadores gravíticos.

A digestão é processada através de dois digestores, um digestor primário e um digestor secundário, associado aos digestores está um gasómetro. A digestão deve ser efectuada a uma temperatura constante de 37º. No decorrer deste processo é produzido biogás que é armazenado no gasómetro.
À fase final dá-se o nome de desidratação das lamas, esta fase é processada por três filtros que desidratam as lamas, isto é, retiram-lhe grande parte da água.

Para aumentar a eficácia deste processo é usado um químico antes da água passar pelos filtros banda.
No final do Tratamento de Lamas, o produto apresenta cerca de 25% de matéria seca, assumindo um aspecto tipo plasticina, e é armazenado num silo.

As lamas tratadas na ETAR Norte são utilizadas na agricultura, como adubo orgânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário