Ressonância magnética é uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro magnético. Usa as transições entre níveis de energia rotacionais (spins) dos núcleos componentes das espécies (átomos ou iões) contidas na amostra. Isso dá-se necessariamente sob a influência de um campo magnético e sob a constante irradiação de ondas de rádio na faixa de frequências acima citada.
Uma das tecnologias emergentes em hidrogeofísica é a ressonância magnética (RM) utilizada diretamente para a avaliação de água subterrânea. A técnica utilizada em escala de campo permite a determinação directa do conteúdo de água e da sua distribuição na subsuperfície.
A RM está prestes a ser considerada uma técnica comprovada de exploração de água. Uma das características da RM é também permitir a determinação da condutividade hidráulica. Uma experiência pioneira combinou tecnologias nucleares de ressonância magnética em superfície e em poços foi realizada na Arábia Saudita em 2007.
Essa combinação é um dos mais promissores métodos de determinação da condutividade hidráulica para avaliação e gestão apropriada das águas subterrâneas.
Sem comentários:
Enviar um comentário